Quais os melhores métodos para aprimorar sua habilidade em negociação

Adotar uma metodologia estruturada, com ferramentas e técnicas de negociação, sem dúvida geram  relações mais saudáveis e duradouras, e consequentemente melhores resultados em negociações,  tanto com colaboradores, fornecedores,  clientes e até com os gestores. 

Por isso, é preciso estar atento às mudanças no mercado e compreender quais técnicas e habilidades podem ser usadas na hora de realizar uma boa negociação e fazer toda a diferença para o seu desempenho.

Nesse post, vamos falar um pouco sobre os melhores métodos para evoluir na negociação, confira a seguir e aprenda como aplicar na sua rotina!

Mulheres conversando sobre técnicas de negociação

O que são técnicas de negociação? 

Como sabemos, negociação é uma habilidade indispensável para todos aqueles que se aventuram pelo mundo do empreendimento, pois é  competência fundamental para garantir a sobrevivência do negócio. 

De modo geral, podemos definir técnicas de negociação como práticas e ferramentas  usadas na hora de fechar algum negócio de acordo com o resultado esperado. É importante lembrarmos que uma negociação pressupõe a existência de duas ou mais pessoas, ou seja, é um processo que exige comunicação, e, portanto, o compartilhamento de ideais.

Além disso, as técnicas de negociação também são bastante utilizadas para resolução de conflitos: ocasiões onde os envolvidos assumem posturas não colaborativas, gerando disputas de posições e acabam por perder o foco nos seus reais interesses. Essas situações demandam ainda mais técnicas e experiência para evitar impasses que não contribuem para nenhuma das partes.

Métodos para evoluir em negociação  

Ter um bom planejamento 

Para ter sucesso em uma negociação é indispensável ter um bom planejamento, que tanto prepara para o desenvolvimento de habilidades de persuasão, assim como para a resolução de conflitos. 

Por isso, é importante traçar quais serão os objetivos estabelecidos diante de tal negociação, além de compreender quais são as condições mínimas para serem aceitas com relação ao assunto discutido. 

Conhecer o terreno 

Para atingir um bom resultado diante de uma negociação é indispensável conhecer todo o terreno em que ela se dará. Geralmente, para que isso aconteça é necessário entender quais são as pretensões da outra parte e os contextos envolvidos: existem prazos? condições especiais? quais os interesses por trás das posições das partes? 

A partir disso, é possível elaborar uma negociação mais objetiva e eficiente, focando no quanto o interessado está disposto ou não a compactuar com as propostas. Além disso, demonstrar interesse pelo o que o outro tem a dizer é fundamental para um bom prosseguimento da negociação e captar maiores informações. 

A linguagem corporal também é importante 

Algumas pessoas imaginam que a linguagem necessária em uma negociação é apenas a discursiva, entretanto, a linguagem corporal é tão importante quanto as palavras escolhidas. Ela pode ser uma das principais responsáveis por transparecer a imagem de interessado e seguro com relação à pauta discutida. 

Além disso, a linguagem corporal facilita na hora de transparecer segurança e responsabilidade, facilitando a interação social e permitindo que a negociação seja levada adiante em um clima amigável. 

Não agir com precipitação 

Um dos conceitos fundamentais de uma boa negociação é a paciência, pois ela permite que a parceria seja realizada de forma assertiva e vantajosa. Do contrário, agir com precipitação pode prejudicar e muito os objetivos traçados para tal negócio. 

Por isso, não basta estar seguro do que se deseja atingir com tal negociação, é preciso agir com cautela e não movido pela ansiedade e entregar o ouro rápido demais. 

Agora que você já sabe alguns dos melhores métodos para evoluir em negociação, entre em contato conosco e saiba mais sobre as capacitações que oferecemos na área de negociação.

Equipe CMI Interser

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados