Técnicas de negociação, entenda tudo sobre como iniciar seus estudos!

As técnicas de negociação são essenciais para chefes e líderes de empresa. Entenda tudo sobre isso e como iniciar seus estudos.

A negociação está presente no cotidiano de muita gente. Engana-se quem acredita que suas técnicas estão relacionadas somente aos profissionais de compra e venda de mercadorias. Isso porque ela está inerente a nossa sociedade.

A todo momento estamos negociando. Quando pedimos para alguém pegar um copo de água, por exemplo, a pessoa faz o que pedimos em troca de agradecimento. Com isso, percebemos que a maioria das situações que passamos em nosso cotidiano, podem ser resolvidas através de uma negociação.

Contudo, apesar de estar inerente no dia-a-dia das pessoas, muitos ainda não conseguem ou não sabem negociar. Por isso, hoje vamos ensinar algumas técnicas e tudo que você precisa saber para iniciar seus estudos.

Faça um planejamento

Técnicas de negociação

Um dos segredos de uma negociação, sem dúvidas, está relacionado ao planejamento. A primeira coisa que você deve fazer nessa parte é entender, de forma clara e profunda, o tema acerca do que você está falando. Essa parte é importante, pois é aqui que você vai encontrar elementos para embasar sua negociação.

Com isso, é fundamental que as informações que adquiriu nos seus estudos sejam bastante concretas e precisas, a fim de mostrar ao outro negociador que você sabe do que está falando.

Após ter bastante conhecimento, chegou a hora de planejar qual será seu objetivo com essa negociação. Uma ótima forma de fazer isso, por exemplo, é traçar estratégias sobre qual caminho deve seguir para chegar ao que você almeja.

Nesse momento, um negociador que está pedindo um desconto, por exemplo, pode jogar um pouco alta, pedindo o dobro do que quer, para depois abaixar o valor.

Vamos supor que você queira comprar um objeto, mas quer um desconto de 10%. Para iniciar a negociação, você pode pedir 20%. Quando o outro negociador não aceitar, baixa para 10, pois as pessoas gostam quando fazemos alguma concessão.

Gestão de tempo também é essencial em uma negociação

Gestão de Tempo

Além do planejamento, é importante que você tenha uma ótima gestão de tempo para fazer uma negociação. O negociador precisa ter a habilidade para perceber o momento certo de agir.

Com isso, o controle de tempo vai permitir que você consiga entender o ritmo da negociação e as reações das partes envolvidas. Por esse motivo, a dica é que o negociador consiga ter a capacidade de adaptar seu argumento e seu comportamento ao ritmo que a conversa está tomando.

Além disso, um grande diferencial é conhecer outros idiomas e culturas, principalmente da pessoa que vai negociar contigo, pois isso te dá mais possibilidade de conhecer palavras e expressões, que podem te ajudar a definir o rumo que a negociação está tomando.

Realizar estudos também pode ser uma ótima alternativa, mas onde você pode estudar sobre negociações?

Onde estudar sobre negociação?

Na CMI Interser vamos além da apresentação de um modelo de sucesso em negociação. Nosso propósito é criar experiências que mudam a vida das pessoas para melhor.

Procuramos que o “se der conta” de nossos clientes os conduzam a uma visão mais abrangente, sistêmica e integrada do que fazer, de maneira que repercuta positivamente em diferentes áreas de sua existência.

Com isso, a CMI está mudando a forma que o mundo negocia e resolve suas diferenças. Somos a cara humana da negociação.

Equipe CMI Interser

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados