CMI Interser

Trabalhamos por meio de experiências e processos transformadores para que as pessoas desenvolvam habilidades intelectuais e emocionais e incorporem metodologia e ferramentas para liderar e negociar com sucesso.

Julio CMI

Julio Decaro

Chairman de CMI
CMI - Harvard Negotiation Project

Nossa Origem

Resultado e experiência

imagem década 70 CMI

Ao final da década de 70

O professor titular da Escola de Direito da Universidade de Harvard, Roger Fisher, junto com um importante grupo de colegas criaram o Projeto de Negociação de Harvard, negociação baseada em princípios, com o objetivo de investigar e desenvolver teorias e práticas sobre negociação e resoluções de conflitos.

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1979

As teorias e ferramentas desenvolvidas no Projeto de Negociação de Harvard começaram a ser aplicadas com sucesso em questões de grande impacto internacional, como os “Acordos de Camp David” – entre Egito e Israel -, além de diversos outros conflitos internacionais cujas resoluções foram facilitadas pela aplicação direta destas técnicas

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1981

Foi publicado o livro Getting to Yes. Revisado e atualizado em 1991, o original foi escrito pelo fundador e diretor do projeto professor emérito da Universidade de Harvard, e hoje falecido, Roger Fisher, em conjunto com William Ury e Bruce Patton. As ideias desenvolvidas no Projeto de Negociação de Harvard e publicadas no livro correram o mundo. Além das ferramentas, o método desenhou um processo de negociação que promoveu uma quebra de paradigma, resultando em outra maneira de se entender os processos de negociação.

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1984

Um grupo de fundadores do Projeto de Negociação de Harvard entendeu que as ideias e ferramentas seriam igualmente transcendentes se fossem aplicadas no campo das empresas e organizações. Foi assim que, em 1984, Roger Fisher e um importante número de companheiros fundadores do Projeto de Negociação de Harvard criaram a CMG e a CMI. As organizações se dedicaram a projetos de contextos e naturezas diferentes nos mais variados lugares.

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CMG

CMG é estabelecida como uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de facilitar processos complexos de negociação entre governos e movimentos políticos-sociais, e para apoiar estruturas de projetos humanitários. Seus consultores realizaram workshops e atuaram como facilitadores e mediadores em situações tais como: As negociações entre o governo de El Salvador e o grupo guerrilheiro Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional; Promoção de acordos de paz entre gregos e turcos no Chipre; Colaboração com o último governo de minoria branca da África do Sul e os principais líderes do Congresso Nacional Africano, prestando assistência no processo de reconciliação; Assessoria na Colômbia na implantação do programa “Ensinando Tolerância” em Antioquia (treinando facilitadores em uma das regiões com mais altos índices de homicídios no mundo); Facilitação de negociações entre as várias novas repúblicas da extinta União Soviética.

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CMI

A CMI foi criada como uma empresa dedicada à consultoria e capacitação no mundo empresarial, fundamentalmente focada na melhoria dos resultados da negociação, mediação e evolução das relações trabalho. Desde sua criação, os seus profissionais trabalharam com empresas e organizações de relevância mundial tais como: IBM; J.P. Morgan; AT&T; Banco Mundial; Banco Interamericano de Desenvolvimento; Bank of America; Citibank; Eastman Kodak; Reebok; Sotheby’s International; e os Ministérios de Relações Exteriores da Alemanha, Colômbia, Finlândia, Grécia, entre muitos outros.

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1990

No início dos anos 90, foi criado o Grupo Latino Americano de trabalho da CMI (Latin American Practice Group) com o objetivo de integrar a experiência dos profissionais que trabalham em projetos da CMG e da CMI foco específico nas necessidades da região latino americana.

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1997

Os profissionais integrantes da CMG e da CMI decidiram concentrar seus trabalhos em suas áreas de interesse. Assim, surgiram diferentes organizações que, até hoje, continuam desenvolvendo trabalhos de maneira independente e, em diversas situações colaboram e se associam em projetos, gerando sinergia para atender melhor as necessidades de seus clientes, valendo-se das habilidades de cada um. A partir de uma das áreas comum de interesse, foi criada a CMI International Group, que tem o foco do seu trabalho no continente americano.

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2000

De maneira ininterrupta a CMI continuou realizando os Workshops de Negociação nas instalações da Universidade de Harvard. Onde o corpo de professores é formado pelos diretores da CMI em conjunto com professores e diretores do Projeto de Negociação de Harvard, entre eles Bruce Patton (coautor do Getting to Yes), Howard Raiffa, Brian Mandell, Rachel Viscomi, Michael Watkins, Mark Gordon, Danny Ertel, Jeff Weiss, Stuart Kliman, e Robert Ricigliano.

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2002

Mesmo sendo uma empresa histórica, a CMI não parou o seu progresso e procurou complementar a Teoria e Ferramentas do Projeto de Negociação de Harvard com contribuições da nova ciência comportamental e psicologia moderna. Criando, dessa maneira, novos módulos de formação destinados a melhorar as habilidades de negociação, comunicação e interação, em todos os contextos.

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2016

Por estar em constante evolução, em 2016, a CMI International Group se transforma em CMI Interser – uma nova marca para representar melhor quem realmente somos. E somos diversos e ecléticos.

Direção

julio decaro

Julio Decaro

Chairman de CMI

Julio Decaro é Doutor em Medicina, graduado na Universidade da República do Uruguai com Medalha de Ouro em 1974.Realizou estudos na Universidade de Harvard, no Instituto de Investigações Mentais (Palo Alto, Califórnia, E.U.A.) e no IPPEM (Instituto Privado de Psicologia Médica, Argentina).

Foi docente da Universidade da República e da Universidade Católica, bem como dos mais reconhecidos centros de capacitação gerencial, públicos e privados, do Uruguai. Tem desempenhado ao longo de sua carreira diversos cargos de gerência e de direção e atualmente é Chairman da CMI Interser.

É co-autor dos livros: “Negociación 2000” e “Vivências desde o último peldaño”. É autor dos livros: “La Cara Humana De La Negociación”, “El Día Que Desperté Dos Veces”, “La Clave No Es Entender…Es Darse Cuenta”, “Nuevos Líderes Para Un Nuevo Mundo” e “Catador de Vida”. Tem dado cursos e assessorado tanto empresas privadas, como organizações governamentais e não governamentais, nos Estados Unidos, América Latina e Europa.

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Gabriel Medina San Martín

Diretor

Formou-se como contador público na Universidade de Buenos Aires. Ele estudou nos EUA, com especialização em Negociação e Mediação na Universidade de Harvard, na Universidade de Pepperdine e na Associação Americana de Arbitragem, entre outros.

Ele tem dado palestras, seminários e atuou como professor de negociação em mestrados de universidades, tais como: Anahuac (México); Católica (Bolívia); San Carlos (Guatemala); Siglo21 (Córdoba, Argentina), Francisco de Vitoria (Espanha), e Universidade de Barcelona. Foi professor de negociação no Mestrado em Administração de Empresas IDEA (Argentina) e Negociação e Mediação da Universidade Católica Argentina (UCA).

Como consultor CMI Interser, trabalhou nos EUA, Canadá, Espanha e dezessete países da América Latina, desenvolvendo trabalhos de consultoria em negociação, facilitação de negociações complexas, coaching executivo e cursos de ensino, workshops e conferências sobre a negociação, gestão de relações significativas e resolução de conflitos. Uma das áreas que adquiriu grande experiência foi na concepção e facilitação de processos de negociações multipartidárias complexos.

Alguns dos trabalhos não confidenciais feitos foram para clientes como: AACREA; Abbott; Accenture; BID; Bell South; Cargill; Cemex; Deutsche Bank; General Mills; IBM; Kimberly Clark; L’Oreal; Mastercard; Novartis ; Pepsico; Price Waterhouse; Peugeot; Ron Santa Teresa; SAP; Syngenta; Telecom; Verizon; Walmart.

É responsável pela direção geral e faz parte do corpo de professores do workshop de negociação, organizado pela CMI Interser, e desenvolvido na Universidade de Harvard (Cambridge, EUA) desde 1995.

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Gonzalo Robaina

Diretor

Psicólogo graduado na Universidade Católica do Uruguai. Realizou sua especialização em Psicologia Laboral na mesma universidade. Adquiriu sua formação em negociação nos EUA (com a CMI, na Universidade de Harvard). Logo após realizou a formação de instrutores em negociação da CMI International Group (Cambridge, EUA).

Desenvolveu trabalhos de qualificação e consultoria em mais de 17 países da América Latina, os EUA e a Europa, para organizações diversas entre as quais se encontram Coca Cola, Samsung, Ford, SAP, Verizon, Maersk, Deutsche Bank, Banco Santander, IBM, L’Oreal, Shell, Lloyd’s TSB Bank, Banco JP Morgan, Pemex, ABN Amro Bank, Nextel, BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), RCI, Bank Boston, BBVA, Forças Multinacionais de Paz da ONU, Telecom, Telefónica, Governo de México, McDonald’s entre muitas outras.

Ministrou diversas palestras e conferencias em temas relativos a gestão da negociação e das relações humanas no âmbito das organizações em distintas universidades do continente americano. Também foi professor da Universidade da República do Uruguai e de diversos centros de capacitação empresarial da América Latina.

Faz parte da equipe de professores que conduz os Workshops de Negociação que a CMI Interser organiza e realiza na Universidade de Harvard (EUA), com a participação de professores como Bruce Patton, Brian Mandell, Michael Watkins e outros.

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Gustavo A. Biasotti

Diretor

É diretor da CMI Interser. Advogado pela Universidade de Belgrano, Argentina, 1989. Formou-se em negociação nos EUA, no workshop organizado e dirigido pela CMIIG na Universidade de Harvard e depois completou o curso de formação de professores da CMI Interser (Montevidéu, Uruguai).

Desde de 2000, ministrou palestras, seminários, workshops e realizou trabalhos de consultoria em diversos países da América Latina, para empresas e organizações tais como: Arcos Dorados; Bacardi; Banco Santander; Bayer; Bristol Myers; British American Tobacco; Cargill; Claro; Coca-Cola; Danone; Dow; DirecTV; Emerson Process; Ford; HP; IBM; Kimberly Clark; L´Oreal; MARSH; McDonald’s; Movistar; Nestle; Nidera; Novartis; Pan American Energy; Philips; Prosegur; PSA Peugeot-Citroën; RICOH; Sanofi; SAP; SC Johnson; Syngenta; Telecom; Techint; Turner Broadcasting; Toyota; Unilever; VW; Willis; Xerox; entre outras.

Foi professor de Mecanismos de Negociação no Mestrado de Administração de Empresa do Instituto para Desenvolvimento Empresarial da Argentina (IDEA). Atua como professo nos mestrados da Universidade Anahuac (México) e na Escola de Negócios José Giai da Universidade Empresarial Siglo 21 (Córdoba, Argentina).

Faz parte do corpo de instrutores que são responsáveis pela organização e prestação do workshop em Negociação que a CMI Interser organiza na Universidade de Harvard (Cambridge, EUA).

Propósito

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Na CMI Interser vamos além da apresentação de um modelo de sucesso em negociação. Nosso propósito é criar experiências que mudam a vida das pessoas para melhor.

Procuramos que o “se dar conta” de nossos clientes os conduzam a uma visão mais abrangente, sistêmica e integrada do que fazer, de maneira que repercuta positivamente em diferentes áreas de sua existência.

A CMI Interser está mudando a forma em que o mundo negocia e resolve suas diferenças. Somos a cara humana da negociação.

O que e Interser?

banner o que é CMI

“Cada célula contém todas as restantes. A presença de cada uma implica a presença de todas as demais, já que não pode existir de forma independente ou separada daquelas. Nada pode existir por si mesmo, isolado. Depende de todas as outras coisas. Não existe o ser, só o interser.”

Thich Nhat Hanh

Galeria de Fotos

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