Perfil Psicológico: Como Influencia na Dinâmica da Negociação – Paranóides × Depressivos

Saber negociar é fundamental para qualquer área de atuação, especialmente para executivos, gestores e vendedores. Saber empregar ferramentas para negociar melhor e entender sobre perfil psicológico é fundamental para atingir os resultados planejados. 

Para realizar uma negociação bem sucedida é preciso dominar algumas técnicas, que em termos gerais, conseguem minimizar os possíveis conflitos que podem surgir no momento, além de aumentar as chances de um encontro bem sucedido. 

Diante disso, é inegável que profissionais que trabalham em áreas que demandam muitas negociações precisam dominar como ninguém essa arte, pois os bons resultados dependem dela. 

Por isso, não podemos deixar de mencionar que uma boa negociação depende também do perfil psicológico de cada negociador, já que isso, sem dúvidas, não pode ser deixado de fora. 

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre isso e entender como o perfil psicológico influencia na negociação.

Pessoas escrevendo sobre perfil psicológico

O que é um perfil psicológico? 

De modo geral, o perfil psicológico pode ser entendido como o conjunto de características presentes na personalidade de cada pessoa, que em sua maioria envolve aspectos cognitivos e emocionais. 

Nesse sentido, cada pessoa é única, mesmo possuindo determinadas semelhanças de comportamentos e características. 

Além disso, os traços de personalidade não conseguem ser notados a olho nu, é preciso, assim como fazem muitas empresas, testes específicos e dinâmicas que consigam captar indícios de modos de funcionamento daquele sujeito. 

Sem dúvidas, no ramo dos negócios, sujeitos que conseguem trabalhar em equipe e possuem um forte poder de adaptação são os mais requisitados, pois oferecem à empresa muitas possibilidades, além de agregar valor no geral. 

Com relação a arte da negociação, é preciso que o negociador consiga ter boas doses de assertividade, persuasão, flexibilidade e atenção aos detalhes, que de modo geral, costumam resultar em bons frutos e garantir parcerias duradouras. 

Pessoas conversando sobre perfil psicológico

Paranóides x depressivos na negociação

Como vimos acima, o perfil psicológico se refere aos traços pertencentes a determinada pessoa, que orientam a sua maneira de ser e agir no mundo. Quando falamos em paranóia e depressão, podemos citar algumas semelhanças entre si.

A baixa autoestima e a tristeza podem ser notadas em ambas as categorias, e de modo geral, influencia na vida e nas relações construídas por esses sujeitos. 

No campo do trabalho, especialmente em tarefas que exijam negociações, essa dinâmica pode vir a ser vista como uma barreira negativa.

Desse modo, podemos concluir que o perfil psicológico do negociador funciona como um divisor de águas, já que influencia diretamente nos resultados de uma negociação. 

Por isso, o ideal é que a empresa consiga manter uma área atuante de gestão de pessoas, objetivando conhecer os seus funcionários, a fim de que sejam trabalhados os seus pontos positivos e negativos.

A partir disso, torna-se mais interessante estabelecer iniciativas que visem oferecer aos colaboradores o desenvolvimento pessoal e profissional, além de todo o suporte necessário quando estes apresentarem alguns traços que mereçam atenção. 

Esse cenário, por certo, repercutirá em estratégias mais assertivas tanto para as negociações da empresa quanto para as demais áreas. 

Agora que você já sabe mais sobre perfis psicológicos na dinâmica da negociação, entre em contato conosco e conheça um pouco sobre  nossos workshops na área de negociação

Equipe CMI Interser

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados