Entenda tudo sobre gestão de conflitos e como ser um líder melhor!

A gestão de conflitos na sua equipe e empresa é essencial para te ajudar a se tornar um líder melhor!

As equipes são fundamentais para os processos de uma empresa. Elas são um conjunto de pessoas que se dedicam a realização de um trabalho em comum. No entanto, para que isso seja possível, é preciso que todos estejam em uma mesma sintonia, e uma ótima forma disso acontecer é com a gestão de conflitos.

Fazendo parte da relação humana, um conflito pode ser de personalidade, valores ou até mesmo interesses. Por isso, é essencial saber gerir essas situações na sua equipe para ser um líder melhor, mas o que é uma gestão de conflitos?

O que é uma gestão de conflitos?

Para entender melhor sobre a gestão de conflitos, é essencial ter em mente que os conflitos podem estar ligados a confrontos, no entanto, esse confronto de ideias e opiniões, se bem gerenciado, pode ajudar a empresa a ter ótimos resultados, através de novas propostas de ações e processos, mas, para isso, é necessário aplicar uma gestão de conflitos.

A gestão de conflitos é um conjunto de métodos e estratégias que visam melhorar algumas situações conflituosas dentro da empresa, indo além de uma simples mediação de discussões entre os membros da equipe, conseguindo transformar as pequenas divergências, sejam de interesses ou valores, em um aprendizado ou algo mais produtivo, mas quais são as principais causas desses confrontos?

As principais causas de conflitos dentro de uma empresa

Como citado anteriormente, existem diversas causas para conflitos dentro de sua equipe na empresa. Algumas delas estão relacionadas à descumprimento de prazos, objetivos divergentes, falha de comunicação, irresponsabilidade na distribuição de recursos, dentre outros. Além disso, essas situações conflituosas também podem estar relacionadas a posturas abusivas ou disputas.

Por esse motivo, para conseguir gerenciar bem os conflitos na sua equipe, é preciso que o líder tenha bastante empatia e resiliência, mas quais são as estratégias para aplicar na sua empresa?

É preciso conhecer seus colaboradores

A primeira coisa que você precisa saber para realizar uma boa gestão de conflitos é conhecer os seus funcionários e colaboradores. Para isso, você pode elaborar um mapa comportamental e fazer uma lista de quais são as principais hard skills e soft skills que eles possuem.

Com isso, você consegue ser muito mais estratégico na sua gestão de conflitos. Assim, consegue transformar essas divergências em algo que possa agregar para o crescimento profissional deles.

Conhecendo bem seus colaboradores, você também consegue resolver seus problemas de uma forma melhor. Quando souber os perfis comportamentais presentes no time, precisa mapear onde estão os conflitos.

Para que isso seja possível, é essencial investir em uma boa comunicação interna, podendo utilizar reuniões com cada colaborador e estar aberto a feedbacks, além de realizar pesquisas de clima organizacional.

Com isso, é preciso que o líder seja neutro nesses conflitos, buscando ao máximo tentar resolvê-los. É importante que você procure escutar ambos os lados sem expressar sua opinião. Depois, é preciso elaborar ações que consigam ajudar a conciliar esse conflito, precisando buscar soluções que beneficiem todas as partes, para que todos fiquem bastante satisfeitos e engajados.

Equipe CMI Interser

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