Humanware: prevenção, diagnóstico e gestão de conflitos dentro de processo de mudança de TI
Os problemas não são de Hardware nem de Software. Os problemas são de Humanware.
Sua empresa está prestes a iniciar um projeto de mudança de alta complexidade?
Você conta com uma equipe de projeto preparada para resolver conflitos?
Precisa de ferramentas inovadoras e potentes que o ajudem a gerir os processos de mudança?
Quando uma organização decide fazer uma mudança tecnológica, cliente e fornecedor embarcam em um projeto de alta complexidade e impacto.
Por trás da mudança de software, esta a mudança de processos, papéis e responsabilidades, e às vezes a forma de entender e conduzir um negócio.
Um projeto é uma tentativa de mudança e mudança é com frequência sinônimo de conflito, tanto no âmbito pessoal como organizacional. Se estes conflitos não são geridos adequadamente, ocorrerá uma diminuição da eficiência com que tal mudança é implantada, podendo ainda impedir que a mesma ocorra.
Os projetos se tornam uma experiência traumática e desgastante para as pessoas envolvidas.
A medida do sucesso de todo o projeto depende de: entregar o produto combinado, dentro dos parâmetros de tempo, recursos e alcance, através de uma boa relação de trabalho, a qual requer o gerenciamento correto do fator humano implicado no processo.
A partir de rigorosas investigações e de uma profunda compreensão do problema, a CMI Interser criou o modelo Humanware que tem sua base alicerçada na Metodologia de Negociação do Projeto de Harvard.
Benefícios:
- Conseguir uma eficiente prevenção de conflitos orientada a enfrentar adequadamente o processo de mudança, em prol dos objetivos do projeto.
- Sensibilizar, integrar e alinhar às pessoas afetadas, para conduzir o processo mediante a colaboração e cooperação de todos.
- Gerar uma adequada gestão do fator humano e uma boa relação entre as partes permitindo a diminuição da resistência dos usuários, minimizando o risco de lentidão do progresso do projeto.
- Manter uma relação de trabalho adequada, aprendendo a gerenciar as diferenças assertivamente, diminuindo notoriamente as tensões e os conflitos a nível organizacional.
- Incentivar o compromisso das pessoas significativas e influentes, gerando uma predisposição positiva ao processo e uma adequada gestão das expectativas.
- Identificar aspectos críticos que possam afetar o desempenho do projeto e promover que os usuários adotem a nova ferramenta.
Atividades:
- Diagnóstico situacional da organização.
- Workshop para equipes de alto rendimento.
- Facilitação de reuniões.
- Proporcionar método/aprendizagem através da experiência.
- Jornadas de preparação para a mudança.
- Entrevistas a pessoas chaves do projeto.
- Acordos de procedimento para o funcionamento da equipe.
- Resolução criativa de problemas.
- Treinamento a instrutores internos.
- Preparação da equipe para inserção da metodologia no dia a dia.
Perguntas?
Utilize o formulário ao lado e responderemos suas dúvidas