Conheça tudo sobre as melhores estratégias e ferramentas de negociação!

Essas estratégias e ferramentas de negociação podem ser essenciais para atingir os objetivos e melhorar os resultados da sua empresa.

Para ter uma venda ou um acordo bem-sucedido, as técnicas de negociação são imprescindíveis. Por esse motivo, é essencial conhecer estratégias para planejar e executar cada uma das etapas desse processo, conseguindo direcioná-las a um caminho que ambas as partes saiam ganhando com isso.

Essa preparação ajuda os profissionais a não serem surpreendidos por novas informações ou por comportamentos do outro negociador, utilizando-se de técnicas e ferramentas para conduzir bem a negociação, mas como você pode fazer isso?

Controle de emoções

Controlar as emoções em uma negociação é uma das primeiras estratégias que deve ser seguida. Isso porque, demonstrar sua empolgação, por exemplo, para fechar o contrato, pode fazer você se tornar refém do outro negociador, que pode conduzir o processo a um caminho que não ache bom para os resultados da sua empresa.

Contudo, também é importante que não pareça que a outra parte não está a altura da sua empresa, pois isso pode gerar bastante desconforto e muito mais dificuldade para negociar. Por isso, o ideal é que você controle suas emoções e mantenha sua postura o mais neutra possível, demonstrando que conhece as principais características do assunto da negociação e sabe até que ponto quer chegar.

Estratégia dos 10% do valor que tem disponível

Uma ótima estratégia de negociação, sem dúvidas, é usar a técnica dos 10% na sua negociação. Ela consiste em trazer um valor 10% menor do que há no seu orçamento, para conseguir levar o processo para um caminho que você saia com um bom desconto.

Um grande exemplo de como isso funciona é se está com o valor de 100 reais, oferecer 90. Assim, você consegue aumentar um pouco, mas ainda assim conseguir desconto, principalmente se a quantidade dessa mercadoria for grande.

Tenha transparência e honestidade na sua negociação

Uma das principais técnicas a se abordar em uma negociação para conseguir atingir seu objetivo e ter bons resultados é a transparência. Através dela e da honestidade, pois além de trazer confiança ao outro negociador, também distratos no futuro por conta de algumas coisas que ficaram mal-entendidas na hora de negociar. Por isso, é importante ser honesto e mostrar as possibilidades e até mesmo necessidades que a parceria e a negociação podem trazer para ambas as partes, conseguindo facilitar as transações.

Além disso, é importante lembrar que, em um mundo com muito mais acesso à informações, como acontece atualmente, o risco de contar alguma mentira com dados falsos é muito grande e isso pode acabar levando sua negociação a um caminho que não quer tomar, podendo fazer o outro negociador recuar.

Tenha empatia com os outros negociadores

Negociação é um processo que envolve interações e emoções humanas, de ambos os lados. É preciso que os outros negociadores sintam confiança em você, e uma das formas de fazer isso é desenvolver empatia, pois assim você conseguirá entendê-los, e quando a outra pessoa consegue perceber isso, ela estará muito mais propensa a confiar.

Outro ponto importante a se abordar é que o conhecimento em linguagem não-verbal também vai te ajudar a negociar, pois, de acordo com especialistas, 80% das mensagens transmitidas em uma mesa de negociação vêm da linguagem corporal. Além disso, também é essencial prestar atenção nos sinais que o seu corpo está transmitindo para o outro negociador, como incertezas, nervosismo, confiança, entre outras emoções.

Equipe CMI Interser

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados