Harvard Negotiation Project – O que é?

O Harvard Negotiation Project é um consórcio acadêmico formado por 4 renomadas universidades situadas no Estado de Massachusetts – EUA. O Programa de Negociação da Harvard Law School conta com a participação do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Faculdade Simmons e da Univeridade Tufts, além da própria Harvard. 

O que é o Harvard Negotiation Project?

O grupo liderado pelo saudoso Prof. Roger Fischer nasceu no final da década de 1970 com a missão de estudar e desenvolver métodos de negociação e resolução de disputas. O programa deu origem a uma série de teorias e treinamentos na área de negociação. Como Chegar ao Sim, livro de autoria de Fischer, William Ury e Bruce Patton contém os fundamentos da metodologia negociações de qualquer natureza. O livro explica o conceito da Negociação baseada em princípios, que é explorada no workshop Teoria e Ferramentas do Projeto de Negociação de Harvard e praticada através da ferramenta dos 7 elementos da negociação.

Outras publicações importantes na área da negociação que surgiram do projeto são:
1) Supere o Não, de Ury e Yamagami, que trata do conceito de negociação inovadora (breakthrough negotiation) para lidar com negociadores difíceis.
2) Conversas Difíceis, de Bruce Patton, Stone e Heen,  sobre como abordar temas delicados de forma assertiva e harmoniosa 
3) Além da Razão, de Fischer e Shapiro, focado na parte emocional da solução de conflitos
4) Poder do Não positivo, de Ury, sobre como se defender e ao mesmo tempo construir relações sólidas

A CMI Interser não apenas oferece workshops com os conteúdos produzidos no Harvard Negotiation Project, como também organiza, inteiramente em português o workshop Theory and Tools of the Harvard Negotiation Project que leva os participantes para Cambridge – MA, no Harvard Faculty Club, no ambiente onde o Projeto teve origem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *